Li recentemente uma matéria sobre materiais ecológicos e achei bem interessante.
Foi criado uma Biblioteca de Materiais Sustentáveis - Mateco - onde lista diversas opções de produtos como placas de tapume, revestimentos, telhas, divisórias, pisos para áreas internas e externas, placas informativas e tecidos, oferecendo alternativas mais sustentáveis para diversos mercados. Garrafas de politereflalato de etileno, o popular PET, plástico, tubos de creme dentário, sobras de madeira estão entre as principais fontes de matéria prima. Além disso, processos de produção limpos, como plantação de algodão orgânico e uso de madeira certificada estão entre os critérios considerados.
Visitem o site: www.mateco.com
Fonte: akatu.org.br
Carla M. Siqueira
A Mãos da Terra é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público(OSCIP) de caráter socioambiental que tem por finalidade defender a fauna a flora os recursos minerais do planalto de Poços de Caldas e região. Promove o desenvolvimento sustentável, através de projetos, ações, representações em comitês e conselhos municipais e regionais.
domingo, 30 de maio de 2010
Entremeios
(...) Era todo entremeios. Buscava o silêncio oculto entre as palavras, a pausa rítmica entre uma e outra nota musical, o hiato entre as lufadas de vento nas folhas do parreiral. Descartava respostas, colecionava abissais interrogações, dado a odisséias. O chão em que pisava era falso de certezas, ladrilhado de dúvidas, plácido como um aquário. Se Deus aparecesse, negava-o; se permanecesse envolto em mistério, aleluia!
Fazia tempo aprendera a pescar o vazio. Para ele o que está dentro é fora e o que está fora é dentro, como nas pinturas matemáticas de Escher. Conhecia cada lado do círculo e, ao anoitecer, retribuía as piscadelas das estrelas e contemplava o Pluriverso. Seu cavalo galopava entre tufos de nuvens e, fazendeiro do ar, criava vacas metafísicas. Se fraquejava, alcançava; se tropeçava, se firmava; se retrocedia, avançava. Sabia abater o orgulho do mar e aplacar a fúria dos vulcões. Por querer tudo deixava-se atrair pelo nada, e na rota dos humilhados encontrava a exaltação.
Perseguia o que foge, ia devagar por ter pressa, devorava a casca e atirava o fruto às chamas. Toda a madrugada recolhia os sonhos num cesto de vime e, no quintal, dependurava-os no varal da perplexidade e deixava-os secar até se transformarem em realidade. Os pesadelos, triturava-os e dava aos cães. Porém, guardava as quimeras numa caixa de marfim revestida de seda, porque eram preciosas como os anseios que nele palpitavam.
(Entremeios / Frei Betto)
terça-feira, 25 de maio de 2010
CIRCUITO TELA VERDE

Na sequencia das exibições vamos ter um debate com profissionais da área educacional, social e ambiental, como professores, mestres, escritores e cineastas.
E para finalizar o dia vamos nos deliciar com apresentações musicais da nossa região.
O evento é gratuito, portanto traga seus amig@s e ajude a divulgar esse evento!!!
Apresentações nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho à partir das 18 horas no SESC de Poços de Caldas localizado na rua Paraná, 229.
Debatedores convidados:
Dia 19
Ângela dos Santos (Geóloga, representante do CBH Mogi/Pardo e OSCIP Mãos da Terra)
Ana Cecília Gonçalves (Engenheira Florestal, M.Sc. Agroecologia)
Dia 20
Kátia Saraiva (Psicóloga, docente PUC)
Hudson (Sociólogo, professor)
Dia 26
Maria Teresa Mariano (Geógrafa, Coordenadora PG Gestão Ambiental PUC)
Leonel Sátiro de Lima (Centro de Excelência em Meio Ambiente CEMA/EMATER Poços e Caldas)
Dia 27
Carlos Rodrigues Brandão (Antropólogo, escritor, docente Unicamp e UFG)
Rodrigo Infante ( IBGE, cineasta, associado da Mãos da Terra)
Assinar:
Comentários (Atom)