segunda-feira, 21 de junho de 2010

1ª semana do Circuito Tela Verde

Olá pessoal!!!

Estamos hj passando pelo solstício de inverno que é um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno. Ocorre normalmente em torno do dia 22 de dezembro no hemisfério norte, e no dia 21 de junho no hemisfério sul. Esta data era de grande importância para diversas culturas antigas que, de um modo geral, a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento. O solstício de inverno é a noite mais longa do ano. No entanto, a partir deste dia, o Sol volta cada vez mais forte, para chegar ao seu ápice no solstício de verão. Apesar de no Brasil termos o costume de dizer que se trata do “primeiro dia de inverno”, a data por volta de 21 de junho simboliza o meio do inverno, ou seja, quando o inverno está no ápice.


Circuito Tela Verde


II Mostra Nacional Independente Audiovisual


elo_ Thaty Naila

A OSCIP Mãos da Terra em parceria com o Coletivo Corrente Cultural iniciou pela primeira vez nos dias 19 e 20/06, a 2º Mostra Nacional de Vídeos Independentes do Circuito Tela Verde (CTV) que aborda temas sócio-ambientais e acontece em várias localidades do país, sendo Poços de Caldas-MG um dos 700 espaços exibidores.

O CTV é uma das ações de educomunicação em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental e tem como realizadores a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, por meio da Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e do Programa Cine Mais Cultura que têm como objetivo levar até a população os trabalhos audiovisuais de aspectos ambientais seja na informação ou na educação.

Pra dar início à Mostra foi exibido em comemoração a nossa riquíssima biodiversidade o Hino Nacional que o Conselho Federal de Biologia junto aos Conselhos Regionais de Biologia construíram em parceria, sequenciando lindas fotos das nossas belezas naturais, como paisagens, animais, plantas e flores.



Vídeos exibidos no sábado, dia 19:

Até Quando? – forma de desenho animado musicalmente apresentado. Um homem acorda de repente e percebe que o planeta está morrendo, Quanto tempo ainda resta?

Manejo Agroecológico da Caatinga – MAC – vídeo do Movimento Minha Terra desenvolvido no sertão médio alagoano, onde pequenos agricultores, sociedade civil organizada e poder público trabalham de forma organizada e mostra como pode ser produtiva e verde a Caatinga através do manejo agroecologíco;

Icaraí em Ruínas – são relatos locais da praia de Icaraí, Fortaleza- CE Praia que era mundialmente frequentada no passado e que vem sofrendo com o avanço do nível do mar. Muitas casas já foram destruídas e a prefeitura tenta de um modo impactante minimizar esse avanço, colocando grandes pedras e acabando com o equilíbrio natural e com as áreas de banho e surfe;

Saindo da Lixeira: Alma Ambiental ( Realizado pelo Grupo Alma Ambiental em São Paulo, relata o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona o olhar, os defafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Abordando a problemática do lixo em São Paulo. Como pano de fundo o grupo Alma Ambiental age para sensibilizar e mobilizar a população, incentivando a autonomia à partir de uma nova consciência. Um refrão do Grupo Alma que nos leva a repensar nossos hábitos:

" Lixo não nasce Lixo,
  Ladrão não nasce Ladrão,
  e o Mundo não nasce da Televisão".

Em seguida, houve os debates com a engenheira florestal e mestre em agroecologia, Ana Cecília e a coordenadora da pós-graduação em gestão ambiental da PUC Minas, Maria Teresa Mariano.



Ambas explanaram os diversos temas a cerca dos vídeos previamente mostrados. Foram assuntos do debate desde métodos agroecológicos, a cooperativa dos catadores de lixo de Poços de Caldas, aterro controlado, as crises na reciclagem, as causas do câncer em Poços de Caldas, a sociedade organizada demonstrando ao Governo que é capaz, os transgênicos, o Código Florestal e sua revogação e sobre os bens duráveis.



As perguntas às ministrantes foram feitas embasadas em suas explanações e também em torno de dúvidas de conhecimentos pessoais de cada questionador, e assim, nos fazendo abrir o conhecimento e a discussão sobre o meio ambiente.

Para fechar a noite tivemos o prazer de receber o violeiro Thomaz Alvisi, que encantou à todos com sua viola.
Ao final da mostra a Mãos da Terra e o Corrente Cultural, têm como meta levar os vídeos para a população rural, bairros, associações e escolas de Poços de Caldas e região dando margem desta forma a acessibilidade à todos para obter informação educacional de como cuidar do meio ambiente em que vive.

De grande valia foi essa iniciativa da OSCIP Mãos da Terra e do Coletivo Corrente Cultural e também, muito bem recebida pelo público poços-caldense, sendo notório o anseio de participação dos mesmos. Definitivamente o dia inicial foi uma mostra não só de produções audiovisuais independentes, mas também de como organizações civis podem se organizar em parcerias para o bem de uma coletividade em vista de uma melhor conscientização de sermos mais humanos e agentes transformadores do nosso meio.



No domingo, dia 20, tivemos uma concorrência acirrada com o jogo do Brasil. No entanto, pessoas interessadas no assunto não deixaram de participar. Os vídeos exibidos foram:

Visitação ao Parque Nacional da Chapada dos Viadeiros ( Parque criado em 1961, protege uma área de 65.514 ha do Cerrado. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e curso d'água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque tembém preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial da Natural
em 2001 pela UNESCO. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes como fizeram os alunos do curso de Pedagogia da Universidades de Brasília).

O Assobiador (Diante do maior empreendimento do estado do ceará, o povo Anacé resgata sua história, fortalece suas raízes e enfrenta preconceitos na defesa de sua identidade, de seu território, de sua fauna e flora e de seus encantados. Pisa no chão com força e com fé. Índio guerreiro é o índio Anacé).

Histórias e Causos da Beira do Rio (Dentro do Projeto Manuelzão, que percorre o Rio das Velhas, este curta reatrata as crendices e folclores que ainda se mantem vivo pela população ribeirinha).

Elos da Água ( Vídeo de Educação Ambiental o objetivo de sensibilizar autoridades, estudantes e público em geral, para o problema da diminuição da quantidade de água de
nascentes, corregos e rios, provocada pela falta de planejamento no uso e ocupação do solo. O processo de recarga dos mananciais é apresentado de forma bastante didática, intercalando-se ilustrações com entrevistas de especialistas e depoimentos da comunidade. Os municípios filmados são das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí- PCJ, mas trata-se de um problema que se estende por diversas regiões do Brasil e
do mundo).

Paupereiro conta o ABCerrado (documentário apresenta os projetos educacionais desenvolvidos pelo professor Paulo Flávio Pereira em escolas da rede oficial de ensino do Distrito Federal. Todos esses projetos tem como base a realidade imediata, o contexto sócio-cultural e o meio ambiente dos alunos e o eixo central é através da arte e seus elementos de linguagem. Envolve métodos como de Paulo Freire, Capoeira, Botânica e muita Arte).



Na sequencia tivemos um debate com a Professora Psicóloga Kátia e o Sociólogo Hudson.  O debate foi muito participativo, todas pessoas presentes no CTV acrescentaram algo com suas idéias e visões, o que enriqueceu muito o nosso bate-papo.




Para finalizar o dia o cantor e compositor Rodrigo Augusto e o músico Danilo Menezes fizeram uma linda apresentação, com músicas próprias encantaram à todos os presentes.




Semana que vem tem muito mais, espero por vocês !!!


Fica uma poesia do Brecht, relembrando o nosso debate de ontem:

"Mas quem é partido?


Ele fica sentado
em uma casa com telefones?
Seus pensamentos
são secretos,
suas decisões
desconhecidas?
quem é ele?


Nós somos ele.
Você, eu vocês
nós todos.


Ele veste sua roupa, camarada,
e pensa com a sua cabeça
onde moro é a casa dele,
e quando você é atacado ele luta.


BRECHT

2 comentários:

Anônimo disse...

E ai pessoal, blz?
Em primeiro lugar quero parabenizá-los pela iniciativa e empenho de trazer à nós a conciencia de que devemos lutar pelo nosso planeta!
Pra mim foi uma honra estar cantando nesse evento (no domingo), e poder compartilhar experiencias, idéias, e a esperança de futuras mudanças!
Um forte abraço, fiquem na paz!

Rodrigo Augusto.

wwwmaosdaterra.blogspot.com disse...

Rodrigo,

td ótimo... =]
a honra com certeza foi dos que te assistiram! Belíssima apresentaçaõ, letras lindíssimas e uma voz super afinada! Parabéns! Mta paz e sucesso pra vc!
Abçs
Simone